segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

QUEM É O SEU DEUS?



Quando Deus se apresentou a Moisés sob a forma de um fogo em uma sarça e Moisés, após receber as instruções, questiona-o sobre como deveria responder quando fosse perguntado sobre quem o havia enviado. A resposta do Eterno é um tanto enigmática:

Ele diz: “Eu serei quem Eu serei”. Embora muitas versões, traduzam esta passagem, em Êxodo 3-14, como “Eu sou o que Sou”, a tradução correta do Hebráico original é: “Eu serei quem Eu serei” (אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֥ר אֶֽהְיֶ֖ה - Ehyeh Asher Ehyeh).

Pode parecer pouca coisa, mas esta diferença traz em seu bojo um significado muito maior. pois temos Moisés em um diálogo com o Criador (presente) a respeito do sofrimento do povo de Israel (passado) e recebendo uma resposta que projeta o futuro (Eu serei). O próprio fato de Deus se apresentar como uma chama no arbusto caracteriza esta natureza de Deus. 

Deus não está limitado ao tempo, a forma, a algo visível, tocável. Deus flui pela história e se mostra quando quer, como quer, para quem quer. E nada, absolutamente nada, poderá deter a sua ação soberana na existência de todas as coisas, ação essa que irá cumprir todos os seus decretos independente de quem ou o que tentar impedir a sua vontade.

Da mesma forma, assim como o Altíssimo se manifestou a Moisés com o aspecto de uma chama de fogo, Ele se manifesta a cada um da maneira que ele quer, pois na sua consciência Ele sabe como trabalhar com cada um de maneiras e formas diferentes.

Esta multiforme manifestação do Supremo Criador é vista em inúmeras outras passagens ao longo das Escrituras. Quando Ele se apresenta dizendo que é o Deus de Abraão, Isaac e Jacó, também vemos este cuidado em ser o Deus de cada indivíduo ainda que permaneça o único Deus.

E ao projetar-se para o futuro dizendo: Eu serei QUEM eu serei, fica claro que a sua obra não termina na libertação do povo, na travessia do mar vermelho, na tomada da terra santa, no fim do cativeiro babilônico, na cruz do calvário ou nos eventos do Apocalipse. Não, Deus continua se movendo e se revelando a cada um, sendo quem Ele sabe que deve ser para quem Ele se apresenta.

A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: Quem é Deus na minha vida? Quem Ele é e está sendo para cada um de nós? E finalmente: quem queremos que Ele seja a medida que caminhamos nesta terra.

Qual Deus que você e eu estamos procurando. O Deus que resolve nossos problemas? Que abre portas de emprego e prosperidade? O Deus que conserta relacionamentos mal administrados por nós? O Deus que corrige os erros que continuamente cometemos por não nos submetermos a sua vontade? Ou queremos o Deus que nos amou primeiro e é amado por nós? Que entregou seu próprio Filho para morrer em nosso lugar e por isso entregamos todo nosso ser a Ele.

Quem é o seu Deus? 

Pense nisso e não responda para mim mas para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário