sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

ALGO MUITO ERRADO NÃO ESTÁ CERTO



Eu cresci ouvindo que o Brasil era a maior nação cristã do mundo e de uns anos para cá foi acrescentado que também é a maior nação Evangélica do orbe terrestre. Mas um questionamento sempre me perturbou ao longo desses anos.

Como pode, a maior nação cristã do planeta, figurar entre as mais corruptas? Não deveria ser justamente o contrário? Como cristão, isso me incomoda profundamente. Pois conheço verdadeiros seguidores de Cristo que são pessoas honestas, de moral inquestionável e um coração realmente voltado para o próximo.


É óbvio que não somos perfeitos. Cometemos erros, pecamos, muitas vezes somos injustos mas permanecemos vigilantes para que estas falhas sejam cada dia mais escassas e menos impactantes na nossa caminhada.


Dito isso e olhando a realidade moral e ética do país, eu concluo que existe algo muito errado no nosso cristianismo. A resposta é simples: Estamos nos afastando de Deus. Dentro da minha realidade, que é um universo bem restrito, eu consigo observar três categorias de cristãos onde só deveria haver uma.


O primeiro grupo é aquele que procura se aproximar de Deus e da sua soberana vontade, mesmo que isso lhe custe certas privações e a inimizade do restante. Aquele grupo que entende Deus como a única fonte de vida e esperança. Que crê que as Sagradas Escrituras são divinamente inspiradas e que não existe outro caminho fora de Jesus que possa nos conduzir à plenitude da vida.


O segundo grupo é aquele que enxerga Deus como uma espécie de bom velhinho pronto a cumprir todos os seus desejos. Um Deus que é mais avô e menos Pai. Que perdoa tudo, diz sim pra tudo e não requer nada. Uma espécie de garoto de recados a serviço das vontades dos seus patrões. O gênio da lâmpada que está aí para satisfazer desejos. Para este grupo, você só será considerado abençoado se for um empresário bem sucedido, se tiver muito dinheiro, for uma celebridade e coisas do gênero.


E existe o terceiro grupo que são os guerrilheiros da “paz” que ainda não entenderam que a luta não é contra pessoas. Estão sempre dispostos a causar uma confusão aqui e outra ali. Defendem seus ídolos humanos com muito mais empenho do que defendem a fé. Usam a palavra para justificar seus atos, na maioria das vezes, questionáveis. Julgam com mais veemência do que o próprio Criador e se julgam os donos da única verdade absoluta: a deles mesmos.


A questão é: escolher em qual grupo permanecer. Parece óbvio mas a prática nos mostra que é muito fácil sair dos trilhos ou pegar atalhos que nem sempre encurtam caminhos.


Eu, particularmente, estou tentando um dia após o outro fazer parte do primeiro grupo. Até entendo que certos acontecimentos nos dão vontade de chutar o balde, mas Jesus nunca disse que seria fácil. O que Ele afirmou foi justamente o contrário. É difícil, é cansativo, desgastante mas os resultados são incomparáveis.


O certo é que devemos prosseguir passando para o primeiro grupo e tentando trazer o máximo possível de gente para o lado bom da Força. E quem sabe, quando este grupo for realmente maioria, as coisas comecem a melhorar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário