segunda-feira, 18 de março de 2024

O BOM COMBATE



Na segunda carta do apóstolo Paulo enviada para Timóteo, no capítulo 4 e versículo sete está escrito: “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.

O que nos chama a atenção nesta passagem é o termo “bom combate”. Ora, se existe um bom combate é porque também existe o mau combate. Em outras palavras, se existem combates que precisam ser travados existem combates desnecessários que apenas nos distraem e tomam nosso tempo nos impedindo de focar naquilo que realmente interessa.


Vejamos a igreja brasileira. Vejo cada dia mais e mais irmãos em Cristo se envolvendo em discussões intermináveis acerca de preferências políticas, divergências teológicas secundárias, debates acerca de visões de mundo que acirram os ânimos mais e mais, cor de parede de igreja, e tantas outras bobagens.


Eu mesmo já me envolvi e por vezes ainda me envolvo em disputas ideológicas e me pego dando mais atenção a estas efemeridades do que aquilo que realmente importa na minha caminhada cristã.


Estas mazelas dão a impressão de que Deus perdeu o controle da história e do tempo e precisamos corrigir seus erros tomando o lugar de juízes e algozes da vida alheia.


Não meus queridos! Deus está bem, não perdeu o controle e não se encontra depressivo. Nós é que estamos trocando o ide de Jesus, por embates improdutivos e inoportunos. Parece que esquecemos que a nossa luta é contra os principados e potestades, contra o espírito do anticristo que se opõe a tudo que representa Deus.


Combatemos os maus combates que mais afastam as pessoas de Deus do que as aproximam. O mundo está doente e precisa de cura. Não estamos aqui, nesta terra devastada pelas consequências do afastamento de Deus para combater pessoas.


É óbvio que vemos e nos indignamos com o que enxergamos, com o alastramento das práticas que atentam contra Deus, com a destruição de valores morais, da família e dos costumes que fizeram a nossa civilização prosperar. É evidente que nos entristecemos em ver a derrocada da humanidade. Mas precisamos entender que o Grande, Eterno e Poderoso Deus está no controle absoluto e soberano de todas estas coisas e que, no tempo de Deus, que é fora do nosso tempo, a vitória final já foi obtida, o mal já foi derrotado, a igreja verdadeira já triunfou.


Nosso cuidado deve ser o de não nos corrompemos com estes ledos enganos para nos mantermos firmados na rocha sólida que é Jesus e aprendermos a combater os bons combates que geram derrota para o reino de Satanás e que resgatam vidas das garras afiadas do inimigo.


Que esta seja a nossa preocupação e o foco inalienável da nossa jornada. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário