segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

PERDOAR É MELHOR PRA QUEM PERDOA

 


Uma das coisas mais difíceis, para nós, seres humanos, é perdoar alguém que nos fez mal. Mas quando nosso mestre Jesus, estava caminhando pela terra e ensinou seus discípulos (estamos incluídos) a orar de forma eficaz ele nos diz para pedirmos perdão na mesma proporção com que perdoamos. E como diria minha falecida mãe: “É aí que a porca torce o rabo”.

Será que estamos perdoando a ponto de termos as nossas falhas perdoadas ou vai ficar coisa na bagagem fazendo peso na mochila. O ato de perdoar, embora seja difícil, é uma forma de aliviar o peso que carregamos na nossa jornada por este mundo corrompido. Repito, é difícil mas, quando conseguimos fazê-lo de coração ele é muito mais benéfico para nós do que para a pessoa que foi perdoada.

Perdoar é uma jornada de quatro fases: Na primeira fase, nós temos vontade de eliminar quem fez mal a nós ou a alguém que amamos. Na segunda fase já não queremos eliminar mas queremos que o agressor seja eliminado por terceiros. Na terceira fase nós liberamos o perdão, ainda que a contragosto e é aí que a magia acontece e chegamos a quarta fase em que simplesmente esquecemos.

Esse esquecimento é porque nos livramos do peso e ao longo da caminhada já não lembramos de quão pesado era. Mas veja que interessante. O mesmo perdão que tira de nós o peso de um fardo que não era nosso e nos trás paz, para o perdoado amplia o senso de culpa. Ou seja, no lugar de aliviar o peso ele aumenta esta carga para quem o recebe. Mas percebo que neste processo que ocorre do outro lado também existem quatro fases distintas a saber: No primeiro momento ao receber todo o peso do perdão o perdoado se sente um trapo, um nada. Depois vem a consciência da culpa que é seguida de arrependimento e finalmente uma entrega verdadeira ao Cristo que perdoa e ama verdadeiramente.

E mais uma vez, reitero aqui, que não é algo fácil, mas é possível e recompensador. Afinal não podemos esquecer que nascemos pecadores, inimigos de Deus vivendo em estado de rebelião. Indignos de sermos chamados filhos de Deus. Destinados ao inferno junto com Satanás e seu séquito de demônios. Mas pela graça, amor e misericórdia do Pai, fomos perdoados por nossas transgressões que não são poucas. Precisamos entender que não houve, não há e não haverá, neste mundo, alguém que seja merecedor da vida eterna com Jesus.

Então precisamos exercitar esta capacidade de perdoar. Eu sei que é complicado e Jesus também sabe e é por isso que Ele nos enviou seu Santo Espírito para nos auxiliar nesta difícil tarefa. Pense nisso!

Uma ótima semana para todos, perdoando e sendo perdoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário