segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ESTAMOS CRIANDO BENÇÃOS OU PROBLEMAS?



É cada vez mais comum, no nosso mundo “moderno” encontrarmos famílias tendo problemas com os filhos. É óbvio que o conflito de gerações é algo pertinente ao ser humano, que sempre existiu desde que o ser humano caiu, lá no Éden. No entanto, nas últimas décadas estas diferenças têm se tornado cada dia mais evidentes e os desvios de conduta moral na relação entre genitores e prole vem tomando proporções incontroláveis.


Mas o que fica evidente, é a falta de autoridade dos pais sobre os filhos. Esta incapacidade de gerência familiar, por conseguinte, tem formado gerações de jovens que não conhecem limites, não aceitam respostas negativas e, muito menos, qualquer pensamento contrário às suas convicções formadas a partir de vídeos de menos de um minuto nas redes sociais.


Como cristãos, sabemos de frente para trás e de trás para frente que o mundo jaz no maligno, ou seja, que o sistema é formado por ideias e ideais que contrariam a vontade de Deus. Mas o que nós fazemos a este respeito? Nada! Pois também em diferentes graus fomos idiotizados por este mesmo sistema que contraria a moral judaico/cristã estabelecida pelas Sagradas Escrituras que dizemos que amamos mas que na prática, simplesmente ignoramos.


Na ânsia de proteger nossos rebentos de uma realidade perversa, criamos uma geração fraca e sem valores firmados na família, na moral e no respeito ao próximo. Consideramos mais fácil e conveniente premiar os maus comportamentos do que puni-los. Quer um exemplo? Que nunca se deparou com uma criança promovendo um verdadeiro escândalo em um mercado e conseguindo a guloseima tão desejada. Mas esquecemos que ao satisfazer o desejo do futuro adulto estamos concedendo uma recompensa por seu mau comportamento. Estamos dizendo ao futuro cidadão que vale a pena agir de forma errada.


Esta conduta satânica está tão enraizada na nossa sociedade que hoje os filhos têm mais direitos que os pais. E quando ouvem um não como resposta, simplesmente não aceitam e resolvem o problema à sua maneira, pelo método von Richthofen.


Mas o que a Bíblia nos ensina sobre a criação de filhos? Efésios 6:4 diz: “pais, não provoqueis vossos filhos à ira, MAS os crie na DISCIPLINA e na ADMOESTAÇÃO do Senhor.” Creio que não é preciso explicar o significado de disciplina que é um conjunto de regras e normas que visam estabelecer um determinado tipo de comportamento. Basicamente é colocar no caminho. Já a admoestação é o mesmo que repreensão e também tem conotação com estimular o indivíduo a seguir por um determinado caminho.

Mas note que: as Escrituras dizem para usarmos a admoestação do SENHOR. Para isso devemos examinar a Palavra para entender como Deus faz isso e seguirmos seu exemplo.


Ele disciplina os Seus filhos (Pv 3:11). O Salmo 94:12 diz: “Bem-aventurado o homem a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei.” A disciplina correta e consistente traz um “fruto de justiça” (Hb 12:11). A falta de disciplina resulta em desonra para pais e filhos (Pv 10:1). Pv 15:32 diz que aquele que ignora a disciplina “menospreza a sua alma”. O Senhor trouxe julgamento sobre Eli, o sacerdote, por ter permitido seus filhos o desonrarem e porque “os não repreendeu” (1 Sm 3:13).

Não é fácil para um pai ou uma mãe negar algo para um filho ou puni-lo por um erro, disso eu não tenho dúvida. Mas te garanto que é muito mais difícil ver seus filhos recebendo os “nãos”da vida e as punições do mundo que não serão feitas com o amor de um pai e de uma mãe.

Você diz que ama seus filhos? Então mostre a eles que realmente os ama, fazendo deles bênçãos para o mundo e não um problema.


Tenham todos uma ótima e irrepreensível semana, com as bênçãos e correções do SENHOR que é a máxima expressão do amor verdadeiro.

DICA: Não sabe por onde começar, então se liga nessa dica de leitura super bacana que vai te ajudar a dar a volta por cima. Clica no link e dá uma conferida: https://amzn.to/3ZHfsTn

Nenhum comentário:

Postar um comentário