segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ANTES, DURANTE OU DEPOIS



Recentemente, nos últimos anos, venho percebendo cada vez mais pessoas falando a respeito de a igreja ter que passar pela grande tribulação, que trata-se de um período em que haverá um severo Juízo de Deus sobre a humanidade, como nunca houve e não haverá, posteriormente.

Sabemos que existem diversas correntes teológicas que interpretam os últimos dias de diversas maneira mas o meu foco neste texto é a questão do arrebatamento da igreja, onde encontramos três grupos principais de crenças:


Os pré-tribulacionistas, que creem que este advento irá ocorrer antes da grande tribulação dividindo a volta de Cristo em duas partes. Na primeira parte Ele volta de forma invisível, leva a igreja e depois retorna de forma visível, com a igreja, para derrotar o mal. Embora esta leitura seja relativamente recente, tendo na figura de John Nelson Darby a paternidade destes ensino no início do século dezenove, a ideia se propagou rapidamente, principalmente no meio pentecostal.


O segundo ensino é o Meso-Tribulacionismo, que defende a ideia de que a igreja será arrebatada no meio do período da tribulação, o que a livraria da grande-tribulação que seria a segunda metade deste momento da história. Embora não tenha uma época exata para o início desse pensamento, ele ganha força no início do século dezenove mas há indícios de que já houvesse alguma teologia em formação no século dezesseis através do jesuíta espanhol Francisco Ribera.


Por último temos o pós-tribulacionismo que entende que a igreja passará pela grande tribulação e das três visões é a mais antiga pois manteve-se basicamente como a única desde o início da igreja. Tem suas raízes na interpretação das Escrituras, especialmente nos Evangelhos e nos escritos do Apóstolo Paulo, ou seja os pais desta corrente escatológica são: O próprio Jesus e o Apóstolo Paulo.


Biblicamente falando, as três interpretações apresentam respaldo bíblico mas gostemos ou não, o pós-tribulacionismo é o que possui mais textos que o validam.


No entanto, não pretendo discutir aqui, quem está certo ou errado, pois seria leviano da minha parte ratificar uma ou outra corrente teológica. Meu intuito é mais voltado ao alerta e preparação da igreja para qualquer destes eventos.


No lugar de discutirmos quem tem ou não tem razão, prefiro me apegar às doutrinas da qual todas as visões compartilham como: Haverá um período conhecido como tribulação, a volta de Jesus é um fato e haverá um mundo vindouro.


A questão é muito simples. Você crê que a igreja será arrebatada antes da tribulação? Tudo bem, mas esteja preparado para passar por ela se tiver que passar. Pois se não estiver a chance de sucumbir e negar a fé é muito grande e eu não quero que você perca a sua salvação.


Particularmente, eu creio que teremos que atravessar este período pois biblicamente Deus nunca poupou seu povo de atravessar períodos difíceis, pois é justamente a nossa resiliência que demonstra ao mundo a diferença entre os que servem e os que não servem a Deus.

Infelizmente, nestes últimos anos estamos muito focados em bênçãos, bens materiais, conquistas, etc. Este triunfalismo terreno acaba nos fazendo esquecer que estamos em guerra e que o inimigo não descansa, em nenhum momento, para nos iludir com um evangelho fácil que mais nos afasta de Deus do que nos aproxima.

Estamos muito próximos dos tempos finais desse período da história da igreja. Não é tempo de discutir diferenças mas de unir forças para estarmos preparados para uma provável perseguição onde apenas unidos e guardados por Deus poderemos suportar, sobreviver e dizer: Maranata - Ora vem, Senhor Jesus!


Uma ótima semana a todos preparados para o que der e vier!


Nenhum comentário:

Postar um comentário