segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

O VALOR DE UMA AMIZADE

 

 

Hoje pela manhã, numa reunião que vamos sempre às segundas-feiras, um irmão deu uma palavra baseada no Evangelho de Jesus, descrito por João, no capítulo 11 e versículos 35 e 36 onde o Mestre chora pela morte de Lázaro.


Sabemos, como cristãos, através das sagradas letras que o Messias foi, é e sempre será completamente Deus e completamente homem. O Jesus que chorou a morte de seu amigo foi o Jesus completamente humano que havia perdido o seu amigo.


É interessante isto pois, como Deus, é evidente que o bom pastor tinha completa ciência de que Lázaro seria ressuscitado pelo poder do Espírito Santo e no entanto, como um ser humano completo Ele lamenta e chora a perda do companheiro.


Esta passagem nos leva a uma reflexão e um questionamento: Será que somos amigos de Jesus a ponto de ele chorar por nós?


A grande maioria de nós aproxima-se de Jesus para pedir alguma coisa. Uma porta de emprego, a compra de uma casa, a solução de uma questão judicial, a cura de uma doença, a salvação de um ente querido, o crescimento de uma comunidade, livramento do mal, sucesso ministerial e tantas outras coisas. Também nos dirigimos, eventualmente, a Ele para agradecer por uma graça alcançada, um milagre ou outra benção qualquer.


Não estou dizendo que estes motivos de oração não são pertinentes. Não é isso, pelo contrário, são todos válidos e justificáveis e demonstram a nossa dependência do Eterno Deus e o nosso reconhecimento de sua soberania.


Mas a pergunta que me intriga é: Quantas vezes convidamos o Filho de Deus para entrar em nossas casas, não para pedir ou suplicar algo, mas para conversar, rir um pouco, tomar um café, assistir um filme ou apenas falar sobre coisas aleatórias.


Quantas vezes somos amigos de Jesus. Aquele tipo de amigo que ama a presença do outro não pelos benefícios que ele representa, mas pela satisfação de sua presença. Será que somos esse tipo de amigo que faz com que o outro queira voltar? Que dá saudades? Aquele amigo que quando parte nos faz chorar porque é como se tivessem tirado um pedaço de nós mesmos.


No livro os quatro amores de C.S.Lewis ele conta e demonstra que não existe amor maior que a amizade. É uma leitura obrigatória para quem quiser entender que tipo de relacionamento Deus deseja ter conosco.


Quer fazer uma experiência? Aproveite que a semana está só começando e durante esses sete dias pela frente, não peça nada para Jesus. Apenas o convide para tomar o café da manhã com você, convide-o para conhecer seu trabalho, almoce com ele, assista um filme, escute música, converse, não deixe ele sair, arrume um lugar para Ele passar a noite na sua casa.


Faça isso. E depois de uma semana, volte aqui e conte como foram estes sete dias convivendo com Jesus, escutando-o e não incomodando Ele com seus problemas. Mas apenas convivendo com Ele, rindo de coisas bobas.


Ele quer ser seu amigo, mas jamais irá te forçar a isso. Cabe a você dar o primeiro passo.


Pense nisso e coloque em prática, afinal Oração tem ação no nome.


LIVRO - OS QUATRO AMORES - C.S.LEWIS

https://amzn.to/48ojkwY

Nenhum comentário:

Postar um comentário