segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Mais Perto do Fim - 002 - Investimentos Úteis

Você já parou pra pensar no que vai comer quando a crise econômica mundial começar?
Talvez você esteja planejando trocar de carro, ou comprar aquele celular de última geração. Se você tem condições para isso e não irá afetar seu orçamento, vá em frente. Mas se você, assim como eu, tem recursos limitados, talvez seja o momento de olhar para o futuro que está se desenhando e começar a pensar em fazer investimentos que sejam benéficos para você e sua família. É quase certo que, quando eu falo em investimentos, o primeiro pensamento que ocorre, na maioria das pessoas, é sobre abrir um negócio próprio ou aplicar em fundos de investimentos para obter lucros. Sinto desapontá-lo mas não é sobre isso que este artigo se trata. Então prepare suas garrafas pet e vamos falar de comida.

Existem cinco coisas que são essenciais para a existência humana, que chamamos de os "5-A", a saber: Água, Ar, Alimento, Abrigo e Agasalho. Destes cinco pontos, os três primeiros são os mais importantes. O Ar, ainda está aí e, a menos que você tenha algum problema respiratório, nada te impede, por enquanto, de respirar. A água, elemento fundamental da existência da vida, também não é muito difícil de obter, embora o sistema esteja se empenhando com afinco em torná-la escassa e cara. No entanto, quando falamos em alimentos, as coisas ficam bem piores. Fomos, ao longo de décadas, habituados com a industrialização da nossa alimentação. A absoluta maioria de nós, não tem ideia de como cultivar alimentos ou criar animais de abate para obter carne. Sem falar que vivemos em espaços apertados que nos impedem de ter uma horta ou um pequeno pomar. O fascínio das grandes metrópoles tirou de nós a capacidade e o interesse pelo cultivo e produção da nossa alimentação. Muitos nem sequer preparam sua própria comida, optando pela facilidade das comidas prontas, mesmo sem saber a procedência e o que estão colocando nestas guloseimas.

Numa crise econômica em escala global, a comida é a primeira a sofrer e os preços disparam para índices estratosféricos. Quem nasceu nos anos 60, como eu, sabe os efeitos devastadores de uma hiper-inflação. Neste caso, não adianta ter dinheiro em poupança, fundos de investimentos, etc. O ganho dessas aplicações não acompanha a escalada de preços e de um dia para o outros você perde o poder de compra. Mas como se prevenir disso. A resposta é simples: estocando alimentos!

Estocar alimentos, pode parecer uma medida extrema, mas não é. Pois se você pensar de forma correta, acaba sendo um investimento e uma moeda de troca, pois num colapso financeiro os bens passam a ter mais valor do que o dinheiro. Existem muitas maneiras de se guardar alimentos, principalmente os não perecíveis. Uma das técnicas utilizadas para armazenar grãos (feijões, arroz, milho, etc) são as garrafas pet. Basta que estejam bem limpas e secas e você terá embalagens ideais para seus alimentos. Além de que seu formato facilita a estocagem em pequenos espaços e previne o ataque de roedores.

Existem dezenas de sites, blogs e canais, especializados em técnicas de armazenamento. Vou listar alguns aqui, mas você pode fazer uma busca e encontrar muito mais. Então! Não se trata de teoria da conspiração, ou coisas do gênero. O que estou propondo é uma forma de prevenção para diminuir seus problemas com as adversidades que estão por vir. Basta observar os noticiários para entender que estamos caminhando para um período muito difícil da nossa história. Não se engane!




2 comentários:

  1. Esse vai ser o ano que começarei um pequeno estoque, lembrando que o ouro também é ótima reserva de valor, o dinheiro estatal numa crise perde seu valor mas o outro consegue se manter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente observação. Mais para frente vou escrever algo sobre isso. Obrigado.

      Excluir