segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Música de Protesto. Existe Ainda?

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Banda Aborto Elétrico
Nos anos 80, o Brasil se viu invadido pelo fenômeno do Punk Rock, de norte a sul do país. Longe das mentiras propagadas pela mídia oficial, com suas matérias absurdas que retratavam os punks como garotos que vomitavam em velhinhas, uma cena underground baseada na música, arte e cultura urbana vinha se desenvolvendo. Rapidamente, bandas pipocavam por todos os lados, trazendo na sua bagagem, letras como "Que País é Este" da brasiliense Aborto Elétrico (embrião do Legião Urbana). Na cena paulistana, meninos da periferia descobriam uma forma de ter a sua visão de mundo ouvida através das músicas e dos fanzines.

Havia uma preocupação, real, com a situação da época. Havia um grito no ar, de uma sociedade sufocada, mas ainda consciente: "Não dá mais pra aguentar, Essa vida ruim, Essa vida de pião, Você anda sem nenhum tostão, Eles pedem dinheiro emprestado, E tiram do pobre coitado, Essa EXPLORAÇÃO, Vai acabar com a população" (Vida Ruim - Ratos de Porão). Bandas como Cólera, Inocentes, Lixomania ecoavam as vozes sufocadas de um povo sofrido. É lógico que havia a zoeira e a diversão também, mas existia um desejo de mudança e uma esperança de que isso pudesse acontecer. "Às vezes tenho raiva, Às vezes sinto que a ilusão, Me faz recuar, Pois muita gente mente, Pois muita gente dá a mão, Só pra empurrar." (Medo - Cólera). Mesmo a cena Mainstream, mantida pela indústria da música encontrava espaço para uma crítica social consciente com nomes como: Legião Urbana, Titãs, Paralamas, Ultraje, Lobão, etc. "A gente não sabemos escolher presidente, A gente não sabemos tomar conta da gente, A gente não sabemos nem escovar os dente, Tem gringo pensando que nóis é indigente. Inútil! A gente somos inútil. Inútil! A gente somos inútil" (Inútil - Ultraje a Rigor)

Banda Cólera (ainda com o Redson)
Tudo levava a crer que algo iria acontece e aconteceu, mas não como se pensava. Ao contrário de uma virada no jogo, o sistema foi quem deu o troco, levando alguns "protestantes" para o seu lado, com contratos lucrativos, fama, mulheres e drogas. Muitos daqueles garotos cheios de ideias e ideais se conformaram, outros aderiram ao modo de vida do sistema, uns poucos continuaram a caminhada, e tudo foi sendo sufocado ao mesmo tempo em que o establishment tratava de criar uma "cultura" de massa baseada na banalidade primeiramente com musicalidade e letras idiotas e posteriormente até a musicalidade foi perdendo espaço chegando aos nossos dias.

Hoje, nosso país vive, mais uma vez, uma crise política e social sem precedentes e as palavras de protesto se restringem a postagens, muitas vezes, duvidosas nas redes sociais. O protesto através da arte deu lugar a apologia da marginalidade e da decadência moral. Vemos paulatinamente nascer uma geração de zumbis famintos por lixo.

Existe ainda, é claro, musica consciente, mas sem o alcance social que existia antes, e o que é pior: existe um pseudo música de protesto feita por gente comprometida por interesses de um grupo que só quer assumir o poder no lugar do anterior. No Maistream temos lixo pop e na periferia temos uma coisa que não dá nem para explicar o que é. Cabeças ocas, cheias de vento estocado, que só produzem flatulência cultural.

E você? Tem escutado músicas, atuais, que denunciam, que protestam, que alertam para toda esta decadência social que estamos vivendo. Se você conhece, então comente ai embaixo para ajudar a divulgar aqueles que ainda estão conscientes. Grande abraço!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Devíamos, Todos, Andar Nus...

Se existe uma coisa que eu gosto de fazer, é ir a praia! 
E pela misericórdia e bondade de Deus, há mais de um ano eu moro em uma cidade do litoral do Paraná com várias praias a disposição. Temos até uma máxima aqui: "Eu moro aonde você vai nas férias".

Caiobá / Matinhos - Acervo Pessoal - Luis Vulcanis
Existem muitas razões, pelas quais eu curto uma boa praia. O barulho do mar, as ondas, relaxar, o contato com a água e a areia, ver gente bonita, me divertir com os tipos esquisitos e muitos outros motivos. Mas uma coisa que sempre me chama a atenção é o fato da praia ser um espaço democrático, e mais do que isso, na praia todos ficam parecidos, na praia todos estão nus. Não há muita diferença entre ricos e pobres, entre pessoas com pouca ou muita instrução, todos pisam na mesma areia e se banham na mesma água. Olhando por esse ângulo, a praia é como uma janela onde podemos ver, ainda que fora de foco, um pouquinho do que Deus queria ao criar a terra e colocar seres humanos nela.

Hoje vivemos numa sociedade que é mais preocupada em ter do que ser. Somos julgados pela aparência e emitimos conceitos precipitados sobre as pessoas apenas embasados em seu visual ou em suas posses. Precisamos aprender a valorizar as pessoas pelo simples fato de serem semelhantes a nós independente das diferenças econômicas, sociais, étnicas, culturais e intelectuais que possam existir. Esta mania de ostentar coisas é uma camuflagem para esconder as deficiências que carregamos. Escondemos nossos preconceitos atrás de uma boa gorjeta e de chás beneficentes, fazemos belas fachadas em nossos estabelecimentos comerciais para mascarar a falta de qualidade daquilo que vendemos, vamos a igreja aos domingos para diminuir o impacto das nossas transgressões.

Somos como as flores de plástico que dão a impressão de que nunca irão morrer mas na verdade nunca estiveram vivas. Não estou dizendo que não podemos possuir bens, que não devemos ter conforto, ou que não precisamos comer coisas legais. Tudo isso é lícito. Se trabalhamos e conquistamos, não há nenhum problema nisso. Mas não podemos medir a importância das pessoas por isso. Precisamos entender que numa sociedade justa, a importância do funcionário da limpeza, em uma loja, é a mesma da gerência, pois se o estabelecimento estiver sujo as pessoas não entrarão para comprar.

Pixabay Free Photo
Da mesma forma, não podemos julgar pela aparência, pois independente da marca do tecido, da cor da tatuagem ou do preço do carro, a pessoa que está por baixo continua sendo uma criatura feita a imagem e semelhança de Deus. Evidente que, como cristão, entendo que uma sociedade com este nível de desprendimento somente será possível quando não houver mais, a interferência do pecado que distorce nossos pensamentos. Mas mesmo tendo a consciência de que pouca coisa mudará ainda assim precisamos continuar tentando. Sei que na sociedade atual, não podemos simplesmente arrancar a roupa e sair por aí, mas podemos nos despojar das mascaras do engano e das capas da mentira. Se eu e você começarmos a olhar em nosso entorno vendo iguais, coisas boas podem começar a acontecer e transformar o mundo a nossa volta. Mas que tipo de coisas podem acontecer?

Primeiro: se vejo a todos como iguais, então se não somos melhores, também não somos piores. Segundo: começamos a desenvolver a empatia, que é colocar-se no lugar do outro e sentir o que o outro sente. Terceiro: quando caem as diferenças, afloram as igualdades, isto é: começamos a perceber que temos muito mais em comum e as diferenças vão ficando cada vez menores. É tudo uma questão de tomar a decisão, de querer, de ir em frente. Não consegue? Peça ajuda! Fale com aquele que pode te ajudar de verdade. Fale com Deus. Você consegue.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Modos & Estilos #015 - Sparks - Propaganda

Confesso que não me lembro quem me apresentou a banda Sparks, mas lembro perfeitamente que foi a álbum Propaganda e que foi amor a primeira audição!

Capa do Álbum
A banda Sparks foi formada pelos irmãos Ron e Russell Mael no final dos anos 60, em Los Angeles, Califórnia, sob a forte influência da psicodelia reinante por aquelas bandas. Com seus vocais operísticos e letras inteligentes a banda passa por várias fazes registradas em seus vinte álbuns lançados entre 1971 e 2006.

As músicas são marcadas pela ironia e bom humor, muitas vezes amado e outras odiado. Em alguns momentos soa até mesmo meio infantil. Mas há de se destacar a musicalidade da dupla com os arranjos vocais e instrumentais de altíssima qualidade e talento.

O álbum Propaganda que foi lançado em 1974 trás todos os elementos que marcaram o grupo e merece estar em qualquer coleção de quem ama boa música. São onze faixas de tirar o fôlego. Foi lançado em novembro de 1974 logo pós o excelente Kimono My House e relançado em 2006 com três músicas a mais.

Nós vamos analisar a versão original, que era o que eu possuía na minha coleção. Confesso que não lembro quem me apresentou o Sparks. É bem provável que tenha sido meu amigo Hamilton.

As Músicas


1 Propaganda - 0:23 - Uma crítica ao sistema que utiliza o marketing para convencer as pessoas e principalmente os jovem a lutar por causas nem sempre tão nobres. A faixa é curtíssima mas usa uma série de sobreposições de vozes em tom operístico que conseguem colocar uma letra gigantesca em pouco mais de vinte segundos.
2 At Home At Work At Play - 3:06 - A letra, enorme, fala sobre o cara que não tem tempo para nada e só quer estar com sua paixão onde quer que seja. A música lembra os hard rocks típicos da década de setenta.
3 Reinforcements - 3:56 - A Letra discursa sobre uma batalha em que o protagonista precisa de reforços, mas tem um duplo sentido que pode ser traduzido como uma batalha pessoal ou algo do tipo. A melodia é mais uma com o tom operístico tradicional do grupo, pop rock da melhor qualidade com peso certo e um clima psicodélico que parece ter saído de um sonho.
4 B.C. - 2:14 - Esta fala sobre um relacionamento e mais uma vez o sarcasmo está em toda a parte. Virtuosismo com tom de deboche aliados a um trabalho de baixo muito bem elaborado e vocais bem construídos em cima de uma batida constante.
5 Thanks But No Thanks - 4:15 - A letra conta a história de alguém que segue uma espécie de instinto ou ordem superior para seguir mesmo tendo outras possibilidades. Outra que carrega a psicodelia dos anos setenta na ponta da agulha. Melodias simples e sofisticadas ao mesmo tempo e um trabalho de percussão que garante o clima certo.
6 Don't Leave Me Alone With Her - 3:03 - A letra muito bem construída revela um relacionamento indesejado mas que pelos outros é visto como inevitável. Quase uma continuação da anterior mas com mais peso na guitarra. O interessante das músicas da banda é cada faixa privilegia um instrumento em particular. Aqui é a guitarra com drive equilibrado que dá o ambiente para a canção.
7 Never Turn Your Back On Mother Earth - 2:29 - Uma epopeia lisérgica que fala sobre vida com uma pegada naturalista. Bem Flower Power. Balada carregada de emoção com trabalho de orquestra criando uma bela harmonia sobre os vocais bem cuidados desta faixa.
8 Something For The Girl With Everything - 2:18 - Totalmente tresloucada a música é a respeito de uma garota, ou algo, que não pode ser incomodado. Traz a marca da banda com seu clima meio psicótico e atormentadoramente debochado. Sarcasmo, ou apenas diversão de quem entende de música? Da metade para frente ganha o peso do glam dos anos setenta.
9 Achoo - 3:35 - Letra existencialista sobre a vida em que a realidade sempre inverte a verdade sem perder o tom de sarcasmo. Psicodelia sessentista de garotos que não levam nada a sério com uma interjeição sonora hilária. Poderia chamar de uma espécie de punk progressivo.
10 Who Don't Like Kids - 3:37 - Quem não gosta de crianças? Pode haver um segundo sentido na pergunta mas a música é ótima. Sem dúvida uma das faixas mais bacanas do álbum. Todos os elementos que caracterizam a banda numa mesma composição. Não dá nem para rotular. Perfeita.
11 Bon Voyage - 4:55 - A letra brinca com o ceticismo e a religiosidade quando se aproxima o fim da vida. Questiona mas não emite uma opinião definitiva. O álbum não poderia terminar com uma música melhor. Novamente a atmosfera psicodélica com vocais magistrais mostra todo o potencial e talento dos Sparks.

Para ouvir:


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Se não é meu amigo, é meu inimigo!

Outro dia desses estava numa conversa, sobre doutrinas e interpretações teológicas diferentes, com base numa postagem de um cristão que sigo no Facebook. Tudo indo bem no maior respeito com alguns pitacos menos civilizados de alguns, mas nada muito grave até que um certo cidadão surgiu na conversa. O tipo de pessoa resignada que não aceita pensamentos diferentes e trata os diferentes como inferiores. Num determinado ponto da conversa, eu o chamei de amigo, coisa comum, e recebi uma resposta na lata: "Não sou seu amigo!". Ainda crendo que a pessoa não fosse tão estúpida fiz uma brincadeira: "Quem não é meu amigo, é meu inimigo" e recebi uma saraivada de balas conforme o texto a seguir:
Cara, vai se tratar! Você é um ser humano totalmente indiferente a minha existência. E eu à sua. Nem sequer sei se você é real, ou uma máquina de postar comentários aleatórios em páginas da internet. Não sou hipócrita de fingir me importar com uma pessoa que nunca vi na vida, nunca fez nada por mim e eu nunca fiz nada por ela (esta é a definição de amigo, entre outras coisas).
É obvio que nem respondi, pois isso só iria gerar mais inutilidades. Apenas orei pelo "irmão"! Não que eu seja um manancial de cristandade, mas foi o que pensei ser o mais sensato no momento. Mas depois comecei a tirar algumas lições do acontecimento que gostaria de compartilhar com os leitores e amigos deste blog. Primeiro quero analisar com você alguns pontos do comentário do ser que não é meu amigo.

Cara, vai se tratar! Embora o cidadão não seja médico (vi no perfil dele) fez um diagnóstico rápido e deduziu que eu sou uma pessoa doente, e devo ser mesmo, pois continuo acreditando no lado bom do ser humano! Esta afirmação demonstra claramente um sentimento de superioridade, do tipo: Eu sou melhor que você! Este tipo de personalidade é extremamente perigosa pois julga-se dono da verdade e julga os diferentes como enfermos que precisam da solução mágica que só ele possui.

Você é um ser humano totalmente indiferente a minha existência. Pelo menos me considera humano, mas não por muito tempo. Quanto a afirmação devo dizer: Ledo engano, camarada! Esta simples conversa de alguns parágrafos criou (queira ou não) uma conexão entre nossas existências que foram afetadas, ainda que minimamente, pelos diálogos e opiniões. Aliás se formos ver o significado de indiferente, encontraremos, em uma das definições, o seguinte: incapaz de suscitar interesse ou de sensibilizar. Ora! se fossemos indiferentes sequer estaríamos trocando mensagens em um post e a resposta do garoto mostrou uma pessoa bastante sensibilizada pelos meus comentários anteriores.

Nem sequer sei se você é real, ou uma máquina de postar comentários aleatórios em páginas da internet. Esta foi sensacional! Não consegui, até o momento, definir se ele acredita nisso ou só foi uma zoação. Como, em sã consciência, uma máquina de respostas aleatórias, conseguiria manter um diálogo coerente por quase meia hora? To começando a crer que a máquina é ele.

Não sou hipócrita de fingir me importar com uma pessoa que nunca vi na vida, nunca fez nada por mim e eu nunca fiz nada por ela (esta é a definição de amigo, entre outras coisas). Esta dá uma tese! O problema não é a afirmação em si, mas o contexto da mesma. Uma pessoa que teve um encontro real com Jesus Cristo não pode ser movida por meros interesses de troca. O próprio Jesus disse para seus discípulos (nós) que os chamaria de amigos mesmo eles não tendo absolutamente nada a oferecer. Importar-se com o outro é regra básica e basilar de quem quer abraçar o Evangelho como forma de vida. Ele até usou uma das definições de amigo para justificar a sua falta de empatia com os outros. Mas uma das outras definições de amigo fala justamente o contrário: Para denominar uma pessoa de amigo, não necessariamente os indivíduos precisam se conhecer há muito tempo, muitas amizades começam repentinamente e ganham importância por diversos motivos. Mais uma: Para chamar alguém de amigo, não necessariamente precisa ser apenas amigo. Emfim, chamar um desconhecido de amigo, em uma conversa, é uma forma dizer: Não quero brigar com você, apenas quero dialogar com pessoas que tem uma opinião diferente da minha e argumentar para que ambos possamos crescer.

Ele ainda falou mais um monte de coisas, foi até criticado por alguns conhecidos e deu respostas do tipo: Pau que bate em chico também bate em francisco. Mas tudo isto só me fez ver como estamos distantes dos ideais de Cristo. Como é difícil amar ao outro sem esperar absolutamente nada. Como temos dificuldade em trabalhar com os antagonistas. E eu me pergunto. De onde vem esta raiva? Este sentimento de superioridade? Este orgulho? Uma coisa eu sei. Não vem de Deus! Vem de uma doutrina tosca que só prega vitória pessoal, triunfo sobre os outros, que somos cabeça e não cauda, mas esquece, assim como a igreja de Laodiceia do texto que diz: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

Precisamos voltar, com a máxima urgência, ao Evangelho puro e simples, praticado em amor, comunhão e união. É muito comum quando vamos em algumas denominações, sermos recebidos com um tapinha nas costas e um "bem vindo meu amado" e quando divergimos das "doutrinas" locais já não somos mais amados mas demonizados pelos "irmãos". Não gosto muito de falar sobre este tipo de cristianismo que vemos por aí, pois é um assunto que me entristece e não edifica, mas também não podemos ficar alheios e omissos a tudo isso.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Quando ouvir música era um ritual

Se você tem menos de trinta anos leia para saber como era e sem tem mais de trinta leia para lembrar como foi!

Quando eu era um adolescente, la no Rio de Janeiro, e não havia música em formato digital e a internet era inimaginável para nós, ouvir música era um ato quase religioso. Na nossa turma, tínhamos o hábito de sempre adquirir discos diferentes para permitir a troca entre amigos e com isso ter acesso a uma quantidade maior de obras. A escolha dos álbuns adquiridos tinha que ser rigorosa, pois além de caros, não podíamos nos dar ao luxo de comprar um disco com uma ou duas músicas boas e descartar o restante. Na loja de discos do bairro que eu morava, o Leme, havia a possibilidade de ouvir os LPs  antes de comprá-los. Estas restrições e dificuldades acabavam nos tornando seletivos e criteriosos. Em resumo: não tínhamos tempo e nem dinheiro para esbanjar com qualquer lixo.

Depois de adquirir a bolacha (apelido carinhoso para os long-plays de 12 polegadas) havia o momento mágico da audição. Retirar da capa, ler encartes, ver ilustrações, a flanelinha para eliminar impurezas, colocar no toca discos, deitar delicadamente a agulha sobre o vinil e deliciar-se com os acordes que vinham dos alto-falantes. Depois de escutar o lado A havia ainda a necessidade de virar o disco para ouvir o lado B.

Era um tempo em que a música exigia um tempo para ela. Por outro lado, o ouvinte exigia conteúdo das músicas. Não apenas qualidade musical mas uma mensagem que fosse de encontro as suas idéias e ideais. A música fazia parte de nossas vidas e nos ajudava na formação cultural e crítica. Nossos ouvidos estavam habituados com acordes complexos e os tempos quebrados do jazz e do progressivo, com a graça do chorinho, com a energia do hard rock e com a riqueza poética da MPB. Isso sem falar no engajamento político e nas preocupações sociais que as músicas discutiam de forma direta ou indireta.

Creio que o alto custo para se adquirir música e a dificuldade em conseguir obras mais raras tenha sido um fator de peso para que a música ocupasse um lugar de honra em nossas vidas.

Mas então o que aconteceu. Porque hoje, grande parte do público é menos seletiva e consome qualquer coisa independente do conteúdo ser refinado ou não? Eu acredito que um dos fatores que contribuiu para isso é justamente a facilidade que se tem hoje para consumir música. Atualmente qualquer Smartphone está recheado com milhares de músicas e o advento do Streaming nos dá acesso a milhões de canções que levam a dois extremos, a saber: Não dá para ouvir tudo e ouve-se o máximo possível e por conta disso a música passou a desempenhar um papel de mera trilha sonora para a corrida pela manhã, a academia, o trajeto para o trabalho, e para que ela não desvie a atenção do caminhante, do motorista ou do trabalhador ela precisa ser fácil de assimilar e de descartar. Resumindo, a música perdeu seu lugar de honra e passou a ser apenas um preenchimento sonoro nos silêncios da vida. Isto é tão verdade que quando você olha um aplicativo para música não é raro encontrarmos listas de faixas para tomar banho, lavar louça, andar de bicicleta, viajar, dormir, etc.

É claro que nem tudo está perdido e as facilidades tecnológicas também tem contribuído para aquele grupo de pessoas, embora pequeno, que tem interesse em boa música. Musica para sentar e ouvir. Comentei sobre isso em outra matéria neste blog (A Indústria da Música Está em Crise. Que Ótimo!!!). Admito que este tempo em que uma obra musical exercia fascínio, dificilmente retornará, mas gostaria que você prestasse mais atenção naquilo que ouve. Um abraço.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Jesus Não Veio Criar Uma Religião

Um dos erros clássicos que as pessoas cometem, inclusive os cristãos, é crer que o Evangelho é uma religião como outra qualquer. Este erro de julgamento produz dois grandes problemas. Primeiro: leva o não cristão a ter uma visão distorcida da Igreja de Cristo. Segundo: Faz com que os cristãos se tornem escravos da religiosidade. É exatamente sobre isso que vamos falar neste post.

Antes porém, precisamos entender o conceito de religião para compreender a razão de estarmos afirmando que Jesus não veio implementar uma religião. Religião vem do latim ¨religare¨, tem o significado de religação. Essa religação se refere a uma nova ligação entre o homem e o deus que ele crê. Baseados neste conceito entendemos que as religiões são de iniciativa humana o que difere da mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, pois este é uma atitude que parte do próprio Deus e não dos homens. 

Ao examinarmos a narrativa bíblica a respeito da obra efetuada por Jesus Cristo e os seus pronunciamentos e ensinamentos podemos perceber com clareza a natureza da sua missão e as consequências da mesma no mundo. Jesus veio ao mundo para resgatar a comunhão de uma humanidade perdida com o seu criador, libertar o homem do cativeiro do pecado, através de um ato de redenção e estabelecer o seu Reino.

Nós vemos, pelas escrituras, referências ao Reino de Deus apontando duas realidades deste. Uma como algo futuro a ser alcançado (Mc 1.15 - Lc 10.9) e também como algo que já está disponível (Mt 12.28 - Mc 10.15 - Lc 12.31)

Com base nos versículos citado e muitos outros, podemos deduzir que o Reino de Deus já está acontecendo, está disponível, mas não na sua totalidade. Não é um reino físico, conforme vemos em Lc 17.20, 1 Co 4.20 e Rm 14.17. Ou seja: Jesus veio estabelecer um Reino que não é físico, está disponível somente para os que o reconhecem como Senhor e é constituído de atitudes que atestam quem faz e quem não faz parte de seu reinado. Ou seja, Jesus vaio estabelecer um modo de vida que reflete Seu reino em meio a este mundo conturbado e decaído.

Ser cidadão deste Reino implica em viver de acordo com as características do mesmo. Este é um ponto delicado pois muitas vezes (muitas mesmo) temos que andar na contramão do sistema que governa o mundo. A Bíblia nos dá algumas dicas: os cidadão do Reino são praticantes da justiça, promotores da paz e cheios de alegria. Não estão presos a riquezas e bens materiais e quando são abençoados materialmente o são para abençoar outras pessoas. Mas fica a pergunta: Será que, nós que nos autodenominamos seguidores de Cristo, estamos refletindo este Reino em nossas vidas?

Quando olhamos o panorama atual das denominações cristãs, observamos uma série de atitudes, dogmas, costumes que não condizem com o Reino de Deus e que mercantilizam o cristianismo esquecendo-se da ordenança dada pelo próprio Jesus que é amar a Deus e ao próximo. É lógico que isto não é unânime. Existem muitos cristãos autênticos e instituições cristãs preocupadas em espalhar as notícias do Reino, promover a justiça social, ajudando a nossa sociedade a encontrar a paz tão desejada mas que não é obtida em passeatas e impregnar o mundo com a alegria de ter encontrado um caminho reto, puro e perfeito.

Lembre-se: a Igreja de Cristo, que é santa, pura, perfeita e invisível, não possui um CNPJ. Pense nisso...

domingo, 15 de janeiro de 2017

Modos & Estilos #014 - Focus - Live At The Rainbow

Um certo dia estava na casa de um amigo e ele me mostrou e colocou para tocar o LP Live At The Rainbow da banda Focus. No dia seguinte eu já estava na loja de discos, do bairro, comprando um exemplar para minha coleção. Foi amor a primeira vista e é sobre esta banda e este álbum que iremos tratar nesta postagem.



O Focus é um grupo holandês de Rock Progressivo formado em 1969 pelo músico Thijs Van Leer (Teclado e Flauta). O Grupo lança seu primeiro álbum, intitulado In and Out of Focus, em janeiro de 1971, seguido do Moving Waves, ainda em 71 e Focus III no final de 72.

Em outubro de 73 lançam seu primeiro registro ao vivo, o lendário Focus at the Rainbow que iremos analisar nesta postagem. O álbum foi gravado no Rainbow Theatre em Londres em 5 de maio de 1973. Seu lançamento não estava previsto mas devido a divergências internas foi lançado no lugar de um álbum de estúdio que estava previsto para ser lançado mas foi adiado.



O disco trás a formação clássica com Thijs van Leer (teclado, flauta e vocais), Jan Akkerman (guitarra), Bert Ruiter (baixo) e Pierre van der Linden (bateria) e mostra toda a musicalidade da banda ao vivo, com espaço para performances mais arrojadas e improvisos.

Trata-se de um registro indispensável em qualquer discoteca de rock de respeito. Vale lembrar que a banda é, até hoje,considerada uma das maiores do gênero com uma musicalidade a frente do seu tempo, misturando elementos do rock, do jazz e da música erudita. Mas vamos ao disco.

As Músicas


1 - Focus III - O disco inicia com esta fantástica peça instrumental do álbum homônimo onde a guitarra de Akkerman é o ponto alto da faixa. Tema curto e lindo.

2 - Answers? Questions! Questions? Answers! - Sem intervalo, chegamos a este tema energético, que também faz parte do Focus 3, com seus vocais de fundo e um órgão maravilhoso e muitas mudanças de ritmo. Encanta qualquer um que aprecie boa música. A flauta de Thijd van Leer trás um clima que mistura o moderno e o erudito numa alquimia perfeita. Destaque para a o trabalho de van der Linden na bateria criando as mudanças de ritmo e o clima para esta composição intrigante e instigante. A integração do teclado e guitarra com o baixo e a bateria é espetacular. São quase 12 minutos de instrumental com vários elementos do Jazz. Uma obra prima!

3 - Focus II - Esta vem do álbum Moving Waves e apresenta uma linha de guitarra exuberante que passeia em cima de uma base simples e solida fornecida pelos demais instrumentistas.

4 - Eruption - Também do álbum Moving Waves, aqui ganha uma versão mais comedida com pouco mais de oito minutos contra os mais de 23 minutos da versão de estúdio. Trata-se de uma peça em vários movimentos com características bastante fortes da música erudita.

5 - Hocus Pocus - Esta talvez seja uma das músicas mais emblemáticas da banda e se transformou num hino que representa a identidade da trupe holandesa. A pegada quase hard, a bateria bem trabalhada, o riff insistente e o vocal ensandecido cantado a tirolesa. Um clássico. Se você não conhece a banda deveria pelo menos ouvir este som. Esta música também é do álbum Moving Waves.

6 - Sylvia - Tema rápido que faz parte do álbum Focus 3, musica alegre e divertida com uma linha de guitarra muito bem escrita, daquelas que cola. Um bálsamo para os ouvidos.

7 - Hocus Pocus (reprise) - Para encerrar, a banda retorna com seu carro chefe, a linha de baixo neste trecho é matadora. Hocus Pocus é uma espécie de Prog Punk bem antes do surgimento do punk. A mistura com vocais clássicos e o passeio pelo Tirol são mágicos e funcionam perfeitamente. Termina quase um hardcore oldschool.

Conclusão


Focus Live At The Rainbow é um LP indispensável para quem quer conhecer esta banda e nos incentiva a escutar os outros trabalhos do grupo e compreender porque, até hoje, o Focus é considerado um dos maiores e melhores grupos de rock progressivo da história. Uma referência no gênero e uma escola para muita gente boa. Vale a pena cada segundo.