segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

E a Ford, heim?

 A gigante americana caiu fora!


Nesta segunda, 11 de janeiro de 2021, a Ford Motor Company, anunciou que está encerrando suas atividades, como montadora, em território nacional, com o fechamento de suas últimas três fábricas. De acordo com a empresa o motivo é a "pandemia".

Mas vamos ser honestos. A empresa que criou o Mustang e nos encantou com o Maverick, ganhou muito dinheiro em nosso país. Seus carros, como os de outras montadoras, sempre foram a mais caros aqui do que no mercado externo, mesmo tirando os impostos. Sem falar na mão de obra barata que usufruíram ao longo de todos estes anos.

Agora que o país chega ao ápice de uma crise econômica, construída ao longo das últimas décadas, é fácil cair fora. Afinal com a crescente automação industrial capitaneada pelas IAs, já não necessitam mais do exercito tupiniquim sindicalizado e mal pago.

Mas eu não quero falar da Ford, pois tirando o V-8 e a Ecosport, nunca fui fã dos veículos da marca. Aliás tive péssimas experiências com um Escort.

O que me chama a atenção nesta reviravolta é uma constatação de algo que eu já falava há muito tempo. Não sou conspiracionista, mas é tão óbvio que existe um plano mundial e, neste planejamento, a função do Brasil é ser uma grande fazenda produtora de comida para os irmãos mais ricos.

Se temos indústrias e um pouco de tecnologia, é por pura teimosia de alguns. Mas a destruição da capacidade racional e reacional do nosso povo, foi sendo destruída paulatinamente por um programa escolar de péssima qualidade aliada a uma produção cultural de extrema pobreza intelectual que transformara grande parte da população em seres sem expressão e totalmente dependentes do estado.

E graças a uma polarização ideológica produzida pelos extremos que se abraçam nos bastidores, nos tornamos inimigos de nós mesmo.

Não se engane. Caminhamos para o caos. Mas o que nos mantém de pé é a certeza de um Deus soberano que nos permite enxergar as entrelinhas e nos dá a esperança necessária para prosseguir.