terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sim, Sim, Não, Não

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37


A Despeito de tudo o que se fala de asneira por aí, a única paternidade bíblica que é conferida a Satanás é a da mentira.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

O texto citado no início desta postagem, retirado do Evangelho segundo Mateus, é de uma profundidade assustadora e revela o quanto estamos distantes do verdadeiro viver cristão. Uma vez ouvi uma pregação em que o Pr afirmava que: quando mentimos estamos servindo (sendo servos) o Diabo e portanto, deixando de agir como servos de Deus. Ora! Mentira é o contrário ou ausência de verdade. Não existe mentira grande ou pequena. O que é existe é verdade ou mentira. Quando assumimos um compromisso e não comparecemos, marcamos um horário e não cumprimos, dizemos que amamos e não amamos, etc; a mentira está lá. Mentimos e ensinamos a mentir: Vivemos numa sociedade mentirosa onde tudo não passa de uma grande ilusão forjada para manter os homens cativos.

Quantas promessas de fim de ano já quebramos e continuaremos a quebrar? Veja o caso da religiosidade. As pessoas seguem religiões, choram, se descabelam mas continuam cometendo os mesmos erros e pecados. Hipócritas tentando enganar a si mesmos para parecer que estão no caminho certo.

Ser cristão é muito mais do que frequentar uma denominação religiosa Ser cristão é refletir através de nossas vidas o Cristo que afirmamos ser o nosso Senhor. Isto passa por uma conduta irrepreensível. Ser cristão não é e nunca será uma tarefa fácil para quem pretende continuar caminhando em conivência com o sistema. Mas torna-se algo extremamente simples e fácil quando se coloca Deus acima de tudo. Nessa luta diária para sermos cristãos autênticos precisamos aprender a dizer não para que nosso sim não se torne uma farsa.

É evidente que imprevistos surgem ao longo do caminho e por vezes as coisas não acontecem de acordo com nossos planos. São riscos que corremos. Mas as exceções servem para confirmar as regras, e a regra é refletir Cristo através de nossas vidas. Não é fácil mas é possível.