domingo, 15 de julho de 2018

Vivendo e aprendendo a adorar!

O triunfalismo à brasileira, da igreja, tem nos tornado meros barganhadores no lugar de adoradores.
Existe uma espécie de onda triunfalista na igreja brasileira que nos dá uma sensação de que nada pode dar errado na vida do crente. Confesso que não sei de onde vem essa ideia e muito menos quando começou mas o certo é que por conta desta visão equivocada do viver em Cristo, muita gente acaba se distanciando de Deus quando as coisas não vão bem. Quando Jesus estava perto da sua partida, deste mundo, ele orou por seus discípulos. Está registrado no Evangelho de Jesus escrito por João, no capítulo 17, versículo 15 que diz: "Não rogo que os tire do mundo, mas que os proteja do maligno". 

Perceba que o Mestre não pediu ao pai que nos desse vitórias e conquistas, mas sim proteção contra o mal. Estar protegido não significa que não haverão lutas, dificuldades e até mesmo derrotas. Também temos que entender que a proteção prometida é contra o maligno e não contra os reveses naturais da vida humana.

Existem muitas situações difíceis na nossa vida que não são obras do maligno. São consequências das dificuldades naturais da existência humana e também frutos de decisões prematuras que tomamos ao longo da nossa caminhada.

O fato de determinadas coisas não saírem de acordo com aquilo que planejamos não nos torna amaldiçoados, como muitos julgam. Já cansei de ouvir pessoas falando que o fulano está passando por uma luta porque pecou, porque não é dizimista, porque faltou o culto e outras acusações do gênero. Falam estas bobagens como se Deus fosse uma espécie de bolsa de valores que irá me dar mais lucro a medida que eu investir nele.

O que precisamos entender, de uma vez por todas, é que Deus não tem nenhuma obrigação para conosco. Não existe mérito que nos torne merecedores de uma maior atenção do Criador. Se Ele te escolheu para fazer parte do Seu Reino, apenas agradeça a Ele, ciente de que não é merecedor. Adore-o pelo que Ele É e não pelo que Ele pode fazer por você.

A verdade é que estamos contaminados pelo vírus de Mamom e nos tornamos doentes neste mundo onde o ter é mais importante do que ser. Estamos sempre preocupados em como pagar contas, em adquirir algo, em conseguir um bom emprego e uma boa promoção. Esquecemos das palavras de Jesus que diz para não nos preocuparmos com comida, com vestuário, etc. Perdemos a fé naquele que conhece e supre nossas necessidades e queremos nós mesmos resolver nossos problemas deixando Deus de fora de nossas vidas.

Vamos ao culto no domingo e cantamos, louvamos, adoramos, erguemos mãos santas e na segunda feira maldizemos o serviço que não deu certo, o cliente que não pagou, esquecendo do Deus que dizemos seguir.

Não estou dizendo que é fácil viver por fé. Pelo menos para mim não é! Mas é necessário, pois a fé é justamente isso, ter a certeza daquilo que se espera e crer sem ver. Viver por fé é ter a convicção de que, independente das coisas serem boas ou más, elas são exatamente como devem ser. Mesmo as piores experiências, mesmo as maiores perdas ou as feridas mais profundas não acontecem para que sejamos infelizes sofredores mas para que possamos crescer. A Bíblia nos ensina que o Reino de Deus não é formado por covardes, mas por aqueles que vão até o fim como diz a cação: "Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar".

Há um versículo na Bíblia que diz que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus. Então, se você é um dos que amam a Deus, pare de reclamar e assuma logo a sua posição no Reino e agradeça a Ele por te permitir fazer parte de todo este processo. 

Jesus nunca disse que seria fácil mas sempre deixou claro que é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário