quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Não diga que não pode....

Se você é cristão, assim como eu, então acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus! Certo? Logo quando lemos em Eclesiastes 3 que "Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:", você, assim como eu, cremos que isto é uma verdade. Neste caso, porque deixamos de realizar tantos projetos com a velha explicação de que não temos tempo?

Vivemos numa época em que temos a sensação de que nossos relógios estão acelerados. Os dias, os meses, os anos, parecem cada vez mais curtos. A correria diária atrás de dinheiro, as horas extras, serviços 24 horas, os volumes infindáveis de informações, que entulham nossas caixas de mensagens. Tudo nos toma o precioso tempo de que dispomos e, quando nos damos conta, estamos exaustos e tudo o que queremos é um bom banho e uma cama macia, não sem antes dar uma olhada no Face, no Whats, no Insta, no Snap, no Tweeter, e lá se foram algumas horas de sono que farão falta no dia seguinte.

Na verdade o que nos falta é saber administrar nossas ações aprendendo a priorizar aquilo que é essencial, para podermos dar conta das tantas idéias que passam pela nossa cabeça. Mas quais destas idéias são realmente importantes e úteis? Cada um de nós precisa aprendera a decidir o que é prioritário ou não. Para isso precisamos de um método que estabeleça parâmetros que nos ajudem a estabelecer quais projetos devem seguir em frente e quais devem ser descartados. Este método precisa ser pessoal e alicerçado no seu conjunto de valores. Não existe uma receita mágica, pois cada indivíduo é único e o que pode funcionar perfeitamente com um, pode ser um desastre com outro. Mas então, como fazer? Calma! Eu disse que não existe uma receita de bolo mas existe uma forma de determinar a sua dieta pessoal de prioridades. O primeiro passo, é definir quem é você!

Quem somos?


Bernardo Strozzi - Old Woman at the Mirror
Precisamos entender que: num mundo com sete bilhões de almas, cada uma delas é única formando um indivíduo com características exclusivamente suas. Conhecer este ser é fundamental para entender o seu propósito e desenhar as diretrizes que irão nortear suas ações no sentido de atingir os objetivos delineados para esta entidade. A maior batalha de um ser humano é contra si próprio, pois somos tentados a acreditar em nós mesmos e muitas vezes criamos conceitos totalmente irreais a nosso respeito. É preciso saber que o fato de que, cada um de nós é único, não nos faz melhores do que os demais seres humanos. Devemos aceitar que, mesmo possuindo características individuais também possuímos um conjunto de detalhes que são comuns a outros seres humanos, ou seja, somos indivíduos inseridos em um grupo de outros indivíduos formando uma coletividade. Sabendo disso, temos que estar cientes de que, cada ação nossa irá reverberar nos próximos criando uma sequencia que se expande até os confins da terra.

Baseados nisso, precisamos entender nossos valores, nossa moral e nossas crenças para confeccionarmos um perfil de quem somos. Pois somente sabendo quem somos é que poderemos saber o que queremos.

Talvez você esteja pensando: Este cara está teorizando mas não dá um exemplo prático. Então vamos lá:

Exemplo


Como disse no início da matéria, eu sou cristão. Esta característica é fundamental para que eu possa determinar quem eu sou mas não é a única. Resta saber que tipo de cristão eu sou. Então eu tenho que fazer um levantamento das características principais que me trouxeram até aqui: Num resumo rápido eu posso dizer que nasci num berço católico conservador, sempre gostei de literatura, cinema e música, gosto de compor, tocar, escrever e amo cheiro de madeira. Me converti a fé protestante numa igreja pentecostal mas meus estudos de teologia me levaram a vislumbrar e me apaixonar por uma linha de raciocínio mais bíblicamente reformada. Claro que isso não é tudo, existem muitos outros detalhes mas isto não é uma autobiografia. Baseado no que sou já posso descobrir o que eu quero. E o que eu quero?

Meu desejo é espalhar a mensagem de paz e esperança contida no Evangelho de Jesus Cristo utilizando as ferramentas que me caracterizam: literatura, música e vídeo e sobreviver daquilo que eu gosto (mexer com madeira e luthieria) e ajudar a criar uma sociedade (ainda que minúscula) que espalhe os valores morais que eu creio e amo, olhando para o outro (para o próximo) sempre. Ótimo, agora já sei o que quero e preciso estabelecer como conseguir isso.

É nesse ponto que devemos nos ater ao que é importante. No meu caso: manter um blog, um canal no youtube, compor, fazer a obra de Deus, trabalhar para o sustento da família e o tempo para a família são tarefas que precisam de esforço, organização e dedicação. Acordar mais cedo para cuidar do blog e do canal, reservar um dia na semana para sair com a família, ajudar nas tarefas domésticas, reservar um horário para compor e gravar, estudar a palavra e espalhar a boa nova. É tudo uma questão de planejamento e de eliminar coisas que não nos ajudam a atingir as metas estabelecidas. Determinar quanto tempo você vai dedicar as redes sociais é fundamental, pois apesar de serem uma forma de interação muito boa podem se tornar uma armadilha que irá roubar o nosso tempo para outras tarefas.

Conclusão


Olhando para todos estes aspectos começamos a entender que o versículo citado lá no inicio é verdadeiro. Existe tempo para fazermos tudo o que nos é proposto e proporciona o crescimento dos que nos rodeiam e de nós mesmos. É uma questão de Foco e Fé. Não é fácil, exige dedicação, coragem e muito esforço, muita determinação, mas é possível, pois Deus nos deu a inteligência para descobrirmos como fazer. Então vamos aproveitar que o ano está apenas começando e construir nossas metas e projetos para este ano. Só mais uma coisa. Devemos lembrar que não adianta estabelecer propósitos quase impossíveis. Vamos começar por aqueles que, apesar da dificuldade, são possíveis de serem alcançados, pois quando tentamos coisas inalcançáveis acabamos por nos frustar e desistimos até mesmo daquelas que seriam alcançadas. Vamos iniciar pelo simples, pelo óbvio. Não precisamos mudar o mundo. Só precisamos mudar a nós mesmos pois assim já estaremos contribuindo para mudar o mundo a nossa volta.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário