domingo, 6 de março de 2016

No Tempo em que as Escolas Ensinavam a Ler

Uma das coisas mais bacanas que foram produzidas no Brasil foi a coleção Vaga Lume da Editora Ática, lançada na virada de 1972 para 1973.
Apesar da editora não divulgar números oficiais, estima-se que, somente o título A Ilha Perdida de Maria José Dupré vendeu mais de dois milhões de exemplares, um número assombroso num país onde a prática da leitura não tem lugar de honra entre a maioria da população, principalmente nos dias atuais onde percebe-se claramente um declínio progressivo dos hábitos intelectuais.

Voltada para o público infanto-juvenil a série foi sucesso absoluto, com tiragens de seis dígitos e custo acessível foi rapidamente adotada pelas escolas para abrir caminho ao ingresso no mundo mágico da literatura.

Além disso a série trazia autores extremamente capazes que criaram histórias cativantes e envolventes, responsáveis por formar uma geração de leitores mais críticos. Alguns desses autores transformaram a coleção em sua casa, como é o caso de Marcelo Duarte que publicou seus cinco livros de ficção, todos na série, chegando perto dos 250 mil exemplares vendidos, assim como Marcos Rey, pseudônimo de Edmundo Nonato, que chegou a ter 15 títulos publicados, entre eles, o consagrado: O Mistério das Cinco Estrelas, com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos.

Muita gente descobriu a beleza das letras através dos mais de cem títulos lançados pela coleção. Em 2015 a editora, que completou 50 anos, deu uma renovada na coleção dando um visual mais atraente para os atuais 75 títulos, que podem ser adquiridos pelo site (Link para a loja). Além disso o famoso Escaravelho do Diabo de Lúcia Machado de Almeida vai para a tela grande com estréia em 14 de abril.

Eu li alguns títulos da série, que me levaram a pegar gosto pela coisa e em pouco tempo já estava decolando para viagens mais fantásticas nas linhas de autores como Arthur Clark e Isaac Azimov. Não que eu seja saudosista, na verdade sou. mas era um tempo em que liamos bons livros, assistíamos bons filmes e ouvíamos boa música.

É uma pena que o impacto hoje não seja o mesmo. Entendo que os tempos mudaram, a tecnologia transformou os formatos mas eu vejo nessa garotada uma falta de valores que eram comuns na minha adolescência. Até me deu vontade de ler um desses livrinhos maravilhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário