segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O que é underground #01 - definindo a coisa


A palavra underground, traduzida diretamente do inglês para o português significa subterrâneo. Mas ao analisarmos o termo mais detalhadamente conseguimos extrair muitas informações que acabam dando uma conotação diferente e mais nobre ao vocábulo.

Basicamente, underground é formada por duas palavras: Under e Ground. A palavra under aparece como preposição no sentido de estar embaixo ou sob algo. Também ocorre como adverbio no sentido de sujeição e como adjetivo podendo significar subordinado ou submerso. Já o termo ground pode ser entendido como solo, chão, terra e ainda como fundamento pretexto e motivo além de verbos como fundamentar e basear.

Quando olhamos estas variantes podemos nos dar ao luxo de dar um significado mais abrangente e mais livre ao termo. Eu, particularmente, entendo o underground como algo que vai além da superfície, que não é superficial, que vai mais fundo, que busca um conteúdo mais rico e uma informação mais fundamentada. Baseando-se neste princípio podemos compreender que, ser underground, é não se conformar com as imposições do mainstream  e buscar uma identidade própria que seja relevante ao meio em que vivemos.

O Underground e o Cristianismo

Fazemos parte de uma sociedade dominada por um humanismo pós-moderno e relativista baseado em conceitos antropocêntricos onde o indivíduo é  o centro de todas as coisas esquecendo-se da coletividade e isto acaba atingindo todas as ramificações da sociedade incluindo a igreja institucional.

É neste contexto e nesta visão que surge a necessidade de um cristianismo mais cristão, ou seja, um cristianismo underground, que não esteja dominado pelo establishment gospel que tem descaracterizado a igreja. Queira ou não, a igreja de Jesus é uma organização que anda na contra-mão do sistema, é uma instituição subversiva pois prega valores que são abominados pelo sistema que controla as massas. A igreja verdadeira é perseguida mas é transformadora. Sua força não está em cargos políticos, em alianças vantajosas, em poder financeiro. Sua força está no invisível, no imponderável, no incompreensível. Bem diferente desta farsa midiática que se manifesta pelas emissoras de rádio e televisão.

A igreja de Cristo não segue as ultimas tendências da moda. Ela tem estilo e opinião. A igreja de Cristo só é igreja quando ela é underground.

Nenhum comentário:

Postar um comentário