terça-feira, 20 de agosto de 2013

Home Studio #02 - Compreensão.

Tem um bom tempo que quero montar um home studio para registrar minhas músicas mas a grana tá sempre curta e até agora não deu para comprar uma interface de áudio e um mic decente. Mas eu, além de cristão (tenho fé) sou punk (não estou nem aí para os obstáculos) e resolvi gravar com o que tenho mesmo.
Como eu sou um compartilhador, por excelência, vamos a receita do bolo.

Equipamento:

  • Um PC samsung RV411 com a placa de som nativa.
  • Aplicativo: REAPER e alguns plugins para tratamento de áudio.
  • Microfone: Shure 8700
  • Bateria: Uma BNB (coitadinha, tá tão acabadinha) Ataque Octagon e Rider Harpy
  • Guitarra: Uma Phoenix Strato sem mudanças.
  • Baixo: Tagima B4 (Direto na Placa).
  • Amp Guitarra: Warm Musica 30w usei a distorção do Amp 

Gravação:

Começamos com a bateria. Para captar o som posicionei o microfone de acordo com as instruções do Felipe Lisciel. Confira na foto abaixo:

Depois de captar a bateria, gravei o baixo em linha (minha caixa está queimada) e depois a guitarra. A guitarra gravamos com a distorção do amp e o microfone a uns 10 cm da tela do alto falante bem no meio. Por último gravamos a vós e o backing (as crianças ajudaram).

Tratamento

Na hora da mixagem não mexi muita coisa não. Só plugins de tratamento: Noise Gate, Compressor e Equalizador (Boot EQ MK II - foto). Na voz principal foi adicionado um reverb e no coro um delay.
É óbvio que com um mic decente (Shure 57) e uma interface boa o resultado seria muito superior. Mas levando em consideração as limitações técnicas e materiais creio que ficou bom.
Como diz o Paulo Anhaia, o mais importante é quem faz e não com o que faz. O resultado está logo abaixo. 



Resultado



Errata: No final do vídeo a data da gravação está errada. Na verdade a gravação foi realizada em 18 de agosto de 2013.
Espero que curtam...


Nenhum comentário:

Postar um comentário