sábado, 28 de julho de 2018

Quando o bem se torna mau

Há mais vícios debaixo do céu do que imagina a nossa mente perturbada!
Tudo, na vida, de qualquer pessoa, que se transformar em vício e dependência, por melhor que seja, se torna ruim. A própria origem do termo já deixa claro o problema. Vícios são defeitos, que podem ser físicos ou morais. Todo vício leva o viciado a uma espécie de prisão que o torna incapaz de se libertar por suas próprias forças. Todo viciado precisa de ajuda. E grande parte não sabe que está viciado. 

Se perguntarmos para qualquer transeunte, se ele conhece alguma pessoa que esteja passando por algum tipo de dependência, a resposta fatalmente será sim. Todo mundo conhece alguém que é alcoólatra, ou dependente de drogas. Mas será que os vícios se resumem a substancias causadoras de dependência como bebidas, drogas ou práticas consideradas desprezíveis pela maioria das pessoas? A resposta é não.

Existem outros vícios que são tão ou mais perigosos que os citados até aqui. Sexo, por exemplo. A despeito de ser algo criado por Deus que proporcionar prazer para o casal e perpetuação da raça humana, existem pessoas que se tornam totalmente dependentes e como toda dependência as doses necessárias são cada vez maiores e mais perigosas. Trabalho, que sempre é uma solução também pode virar um calvário, são os chamados workaholics, pessoas viciadas em trabalho e que, por conta disso, abrem mão do laser e do relacionamento com outras pessoas e, novamente, algo que, em princípio, é positivo, acaba se tornando negativo.

Atualmente, também temos uma nova categoria de vícios que são os digitais ou virtuais. Pessoas viciadas em redes sociais, aplicativos, games, etc Perceba que: Redes Sociais são boas, pois nos ajudam a nos conectar com outras pessoas que as distâncias geográficas não permitem. Games são prazerosos e relaxantes. É interessante notar que nem todos os vícios estão ligados a coisas ruins.

Mas existe um vício que muitas vezes passa despercebido e causa grandes estragos em suas vítimas. É o vício religioso. O sentimento religioso não é algo ruim, longe disso. Normalmente, quem busca um caminho nas religiões está buscando uma razão para viver, respostas para seus conflitos, paz e, principalmente, um contato com o Criador. Tudo isso é bom. Mas existem pessoas que se tornam dependentes de uma determinada denominação, de um costume, de líderes e utilizam a religião como uma espécie de fuga da realidade.

O Vício religioso pode levar o dependente a um tipo de transe fanático onde apenas aquela religião lhe provê tudo o que precisa. Não é raro pessoas assim se afastarem de parentes, amigos e até mesmo de seus mais chegados e íntimos. Inicialmente querem salvar a todos, como se fossem o próprio Deus, mas somente se estiver dentro dos seus parâmetros. Em seguida querem condenar a todos que não aceitam seus argumentos e muitas vezes podem ir mais além, utilizando até mesmo a violência. O Vício religioso é perigoso, pois pode vir travestido de bondade e boas intenções e, como diz o dito popular: De boas intenções, o inferno está cheio.

Pense nisso!

2 comentários: