domingo, 9 de julho de 2017

País cristão não tem corrupção

Como pode, a maior nação cristã do mundo ter índices tão absurdos de corrupção e imoralidade em todos os setores da sociedade?
Com 55% de católicos e 25% de evangélicos, o Brasil soma um total de 80% de cristãos no conjunto da população. A pergunta que fica é: qual a razão de um país, onde oito em cada dez habitantes se dizem cristãos, ser um dos mais corruptos da história? Se levarmos em consideração apenas os ensinamentos de Cristo, que é o cerne do cristianismo, deveríamos viver no país mais pacífico e honesto da história da humanidade! Então o que está errado? Este é um assunto longo e complexo com muitas variáveis e que não se esgota em uma postagem de um leigo, mas quem sabe, pela misericórdia de Deus, consigamos lançar alguma luz sobre este grave problema que enfrentamos.

Não vou negar que existe uma forte manipulação da mídia no sentido de por de lado os valores morais, doutrinários e de conduta dos Evangelhos, também não posso negar que existe uma manipulação no âmbito da cultura e da educação que faz um massacre ideológico contra estes valores classificando aqueles que os defendem como retrógrados e ignorantes. Mas não creio que uma consciência bem formada e firmada em bases sólidas possa ser tão facilmente manipulada. Neste caso, só consigo entender, que o grande culpado por este descalabro comportamental seja a própria igreja que tem se distanciado, mais e mais, a cada dia, do verdadeiro propósito dos ensinamentos de Jesus.

Não consigo ver nos Evangelhos, e creio que qualquer um que seja sincero também não consegue, um Jesus dando instruções para que a igreja seja rica e poderosa nos moldes deste mundo. Em momento algum das Sagradas Escrituras encontramos o Mestre ensinando seus seguidores a impor sua vontade, construir impérios, edificar templos luxuosos, se destacar na política, conquistar fama, fortuna e domínio sobre outros seres humanos. Não vemos o Cristo arrecadando dízimos e ofertas mas sim repartindo, doando-se e curando. O Filho de Deus nos ensina e orienta a sermos sal e luz. Esta é uma reflexão que sempre me chama a atenção.

Vamos até a cozinha para preparar um prato agradável. Sabemos que sem sal ele ficará sem gosto, com muito sal não dará para comer, mas com o sal na medida certa, ficará saboroso e teremos vontade de repetir. Mas note que não vemos o sal em um alimento bem preparado e sequer sentimos seu gosto mas sim o do alimento. Isto me leva a entender que ser sal é ser um influenciador para que as pessoas descubram o prazer de uma vida plena. Não somos nós que temos que aparecer, nossa função é mostrar que a resposta já está nelas mesmas, nós apenas vamos ajudá-las a sentir o sabor. Da mesma forma, a luz não existe para ficarmos olhando para ela, mas para que ilumine o caminho e assim possamos evitar os acidentes do percurso.

Ao meditar nos ensinamentos do Messias, percebo que somos a maior nação cristã do planeta, mas é bem provável que sejamos a menor nação em número de seguidores de Jesus Cristo. Pois não andamos como ele andou, não falamos como ele falou, não vivemos como ele viveu, não somos como ele é. Pois se fossemos seguidores de Cristo em espírito e em verdade, certamente teríamos transformado este país em um paraíso na terra.

5 comentários:

  1. Cristãos são muitos, mas imitadores de Cristo poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Léia, mas cabe a nós começar a mudar esta triste realidade.

      Excluir
  2. Ótimo texto, e é triste concordar que é verdade, mas cabe a cada cristão que entende o "não vivo eu, mas Cristo vive em mim" fazer a diferença encarnando o amor de Deus, não querer mostrar o que
    é, mas simplesmente ser sal e ser luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rafael, é exatamente isto, se temos a consciência temos que fazer a diferença para mudar esta realidade tão ruim.

      Excluir
  3. Cara, infelizmente, a turma está mais nominal.

    ResponderExcluir