segunda-feira, 4 de abril de 2016

A Tampa e a Panela

Existe um adágio popular que diz que, para cada panela existe uma tampa única e específica. Particularmente nunca acreditei nisso pois entendo, que num mundo com sete bilhões de panelas e tampas, existem muitas tampas que cabem em muitas panelas, ou seja, não existe, na minha concepção, uma pessoa única, preparada para outra pessoa igualmente única. Resumindo, para cada indivíduo, em sua existência singular, existe uma infinidade de outros tantos semelhantes que possuem o potencial, incontestável, de se tornar um parceiro ideal do primeiro. Mas voltemos as panelas.

Quando você compra uma nova para a sua cozinha, qualquer tampa do mesmo modelo irá se encaixar com perfeição e até mesmo tampas de outras panelas poderão servir. Mas com o tempo, os esbarrões, as quedas, as dilatações e contrações provocadas pelas mudanças de temperatura e o desgaste promovido pelo tempo e pelo uso farão com que aquela panela já não se adapte a nenhuma tampa que não seja a original.

Este fenômeno também se dá no campo das relações humanas, principalmente nas relações conjugais, onde o nível de cumplicidade e intimidade é muito maior. É lógico que me refiro a relações onde o amor se faz presente e guia a união. O tempo cria marcas e imperfeições que são únicas em uma parceria afetiva desta magnitude, produzindo uma conectividade ímpar que não pode ser reproduzida, na mesma intensidade, se houver a troca de um dos envolvidos. O tempo nos leva a desvendar cada vez melhor o outro.

Quando vejo casamentos se desfazendo com poucos anos e alguns até mesmo em meses, percebo que não houve tempo suficiente para criar um cenário relacional favorável onde a paixão, o amor, o afeto, a amizade, o companheirismo e tantos outros sentimentos, formam um entrelaçamento firme e homogêneo  criando uma espécie de cola que faz com que dois indivíduos sejam um, cumprindo o desígnio divino de serem; homem e mulher, uma só carne. Pense nisso. O tempo transforma o comum em único e faz com que nenhuma tampa se encaixe em sua panela com tanta perfeição quanto aquela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário