quarta-feira, 2 de março de 2016

Ninguém é Inocente!

Hoje eu assisti um vídeo gravado no Rio de Janeiro, num cruzamento bastante movimentado, onde, em poucos minutos são flagrados dezenas de assaltos praticados, na maioria das vezes, por menores infratores.

As cenas são revoltantes em vários aspectos: as ações dos meliantes são efetuadas durante o dia numa tranquilidade intrigante, de quem tem a plena certeza de que não será ameaçado em momento algum, seja pelas vítimas, seja pelos demais transeuntes e quem dera pela polícia. Além disso é inacreditável a apatia das pessoas próximas, que seguem seu caminho passando ao lado das vítimas como se nada estivesse acontecendo. Tudo isso e muito mais aliado a falta de policiamento e tantos outros absurdos.

Alguns reagem e colocam os maus elementos para correr, outros simplesmente entregam seus pertences e seguem seu caminho. Mas não é sobre isto que eu quero escrever. Já tem muito artigo abordando as causas da delinquência juvenil, o abismo social, a falta de educação nos lares inexistentes e a baixa qualidade do ensino nas escolas públicas onde é preferível dar uma nota do que levar um tiro e por aí vai.

O ponto onde eu quero chegar é muito simples e direto. Se não existisse usuário não existiria traficante. Da mesma forma se não houvesse o receptador não haveria o usurpador. Uma boa parte dos objetos roubados vai parar nas famosas feiras do rolo onde serão vendidos a preço de banana.

Não creio que quem compra um iPhone por R$ 100,00 não tenha consciência de que é um objeto roubado. Como diriam os Sex Pistols: No One Is Innocent. Esta falta de carater, não é um privilégio dos brasileiros mas parece que em terras tupiniquins ela é mais ativa. Uns compram objetos roubados, outros usam internet e tv por assinatura sem pagar, Estacionamos nas vagas reservadas, furamos filas, matamos o horário no serviço, pegamos o wi-fi do vizinho. Estas e outras práticas parecem estar impressas no DNA das pessoas

Mas calma. Como diz o Nando Moura, o que está ruim sempre pode piorar. E não só piora como fede, quando aqueles que deveriam salgar a existência e iluminar o caminho dos fracos fazem as mesmas coisas ou até piores. Ai meu irmão, só resta uma coisa a dizer: Maranata! Volta logo, Jesus, se não não vai sobrar igreja pra ti!

Ah! Aproveita e curte No One Is Innocent do Sex Pistols com a participação pra lá de especial de Ronald Biggs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário