terça-feira, 1 de março de 2016

Analfabetismo Funcional

Tecnicamente, analfabetismo funcional é a incapacidade do indivíduo em compreender a mensagem de um texto, mesmo tendo a capacidade de ler o texto. Resumindo, para ser um analfabeto funcional é necessário ter sido alfabetizado.

Eu trabalho com suporte online e convivo com isto diariamente e tenho percebido que além do fato das pessoas não compreenderem o que estão lendo, a maioria nem sequer lê o que está escrito. Vou dar um exemplo: eu comercializo mídias digitais offline, e na descrição do anúncio está escrito o seguinte: Para Jogar Somente Offline - Pois bem, uma das perguntas que mais me fazem é: Dá para jogar online? Isto é só um exemplo simples, mas tem coisas bem piores. E não tem nada a ver com classe social. A maioria dos meus clientes são pessoas com um bom poder aquisitivo, estudam em colégio particular, fazem faculdade, etc.

Eu não sou uma pessoa preconceituosa mas tem momentos que dá vontade de sair correndo quando me deparo com o monstro da ignorância. As pessoas estão mais imbecilizadas a cada dia que passa. Como só conheço a realidade do meu país, não sei como é fora do Brasil. Mas conforme eu vou presenciando as manifestações de tolices vou me dando conta de que estamos numa canoa furada, como dizia minha mãe.

O Brasil não precisa de um golpe militar e nem de uma revolução armada. O que o país precisa é uma mudança de mentalidade, uma revolução cultural e educacional. Sou cristão e entendo que a Igreja não deve se misturar com as coisas do Estado, mas quando o Estado se omite ele abre um precedente para que a igreja comece a agir, no sentido de corrigir estas distorções sociais que vivemos. O problema é que a Igreja Brasileira se transformou numa máquina de gerar riquezas e esqueceu a sua vocação que é a de promover a paz e o bem estar geral.

É um quadro triste, mas sempre existe algo que podemos fazer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário