quinta-feira, 24 de março de 2016

A Catarse Vermelha

Imagine, por um momento, que uma guerra civil teve início, aqui em nossa pátria, mãe gentil! Brasileiros contra brasileiros. Irmãos de nacionalidade separados por um abismo ideológico

De um lado a galera que quer trabalhar, estudar, construir, sair com os amigos, pegar uma praia, ir ao cinema, passear no shopping, ir a igreja, investir em seus projetos pessoais, que não está a fim de confusão mas sente no bolso o peso de uma economia mal administrada que está sugando seu poder de compra e que pensa, seriamente em não fazer nada nesta páscoa porque o chocolate está mais caro que o ouro. A típica galera da paz que quer curtir a vida e colher os frutos do seu esforço e investimento, que paga impostos, taxas, alíquotas, encargos. Um grupo que engorda todas as estatísticas. É o que mais investe,  mesmo que compulsoriamente, é o que mais perde tanto na pesada carga tributária quanto pela violência generalizada que faz crescer a cada dia o número dos chamados fora da lei. Uma galera da paz, que foi a primeira a apoiar o desarmamento e se desarmou por crer que a paz é possível. Que mesmo na dificuldade ajuda Ongs, entidades, faz trabalho voluntário, investe na carreira, curte o mundo virtual e que, num país com oito mil quilômetros de faixa litorânea, prefere ir a praia do que ir a guerra. Gente como eu e você. Mas, e o outro lado?

Do outro lado temos uma multidão significante de homens e mulheres desprovidos de recursos e mantidos num limiar entre continuar sofrendo ou ter uma vida um pouco melhor. Gente como eu e você, que gosta de se divertir com os amigos, tomar uns goles, jogar bola, passear na cidade com as crianças e tomar um sorvete na praça, conhecer o mar e no fim de semana bailar num clube dançante até o sol raiar. Gente que frequenta a missa, o culto, a procissão, que perece na fila do SUS, que já passou muita fome e não quer passar mais. Que deseja ver seus filhos vencendo na vida e construindo um futuro melhor que o seu. Brasileiros que querem viver como vivem os outros brasileiros.

Mas se eles querem viver como os outros, porque iriam querer uma guerra? E aí que a porca torce o rabo! Não são eles que querem. Eles foram convencidos de que o primeiro grupo é o grupo dos maus que os deixou nesta situação, foram doutrinados a crer que o governo que esta aí é uma espécie de messias que irá tirá-los da pobreza e da fome mas que os maus não querem deixar e agora estão tentando derrubar o governo e lhes deixar novamente na miséria. Embriagados pela possibilidade de viver bem e o medo de preder as migalhas que caem da mesa de seus donos, estão sendo induzidos a defender com unhas, dentes e foices os seus senhores como o cão que defende seu proprietário. Na verdade se dependesse deles, não haveria conflito, mas foram condicionados por elementos infiltrados em posições estratégicas que tem controle sobre pequenos grupos que arrastam os outros.

É uma estratégia maligna e cruel mas que produz os resultados esperados. Tudo o que este governo quer agora, é um enfrentamento sangrento e um mártir da causa para servir de estopim para uma tomada de poder mais radical ainda. Não estão brincando e não tem nenhuma pretensão de deixar o poder. Para enfrentá-los temos que ser mais inteligentes e antecipar suas ações, sem enfrentamento direto mas expondo suas reais intenções e minando sua credibilidade através das contradições que eles mesmos produzem. Não temos armas mas temos cérebros. Não temos foices e nem martelos mas temos nossa honra, nossos teclados, nossas câmeras. Não pense que não sabemos utilizar nosso arsenal, pois enquanto eles tramam e organizam invasões nós estamos observando e absorvendo. Lógico que isso é apenas uma hipótese mas é bom ficar alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário