domingo, 7 de fevereiro de 2016

E depois da Folia?


Hoje é domingo de carnaval e ainda restam dois dias da maior festa popular em território tupiniquim. Na quarta-feira caem as máscaras e juntam-se as cinzas do que restou da folia. Alguns chorarão seus mortos sem confete e nem serpentina, outras darão a luz, após nove meses, aos filhos dos mascarados e desconhecidos e outros trocarão a cerveja pelo soro nos hospitais sem brilho sem luzes e sem beleza.

As marchinhas da hora transformam o caos em graça e enquanto os explorados riem das piadas por quatro dias, os exploradores irão gargalhar o ano inteiro. E a nação manterá sua imagem de terra do samba e da alegria dos que tiram vantagens e bons lucros do turismo sexual, dos passeios nas favelas (comunidades) onde os nativos são observados ao som da voz de um guia que explica, em inglês medíocre, os detalhes deste zoológico.

E nós, que nos orgulhamos da nossa fé, o que fazemos? Nada! Apenas observamos calados pois não podemos nos envolver afinal, somos ricos, abastados e de nada precisamos. Nos tornamos uma igreja morna causando ânsias no nosso Deus. Se ao menos tivéssemos o empenho e o capricho que vemos nas escolas de samba, talvez fossemos relevantes pra a sociedade.

Só espero que não tenhamos que contratar carnavalescos para nos mantermos de pé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário