quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Os cinco A's das Necessidades Humanas


Numa sociedade frenética onde todos correm de um lado para o outro não medindo esforços para conquistar uma posição e um título de bem sucedido, eu me pergunto: de onde surgiu esta necessidade? Porque temos que vencer na vida? Quando analiso está máxima entendo que vitórias são resultados de batalhas e portanto para vencer é preciso entrar numa competição e isto transforma os que estão ao meu redor em adversários. É isto que me incomoda.

Vivemos uma realidade social onde o próximo, que deveria ser amado, é visto como um inimigo a ser derrotado, um adversário a ser vencido, um empecilho a ser eliminado. Mas o que nos leva a comprar esta ideia? Resposta: Esta nossa absurda necessidade de ter, de possuir, de ostentar. Vivemos uma geração onde somos avaliados pelo que temos e possuímos e não pelo que somos e sentimos. 

É uma ciranda insana que funciona mais ou menos assim: o indivíduo adquire uma casa. Ele mobília acasa. Troca de carro. Reforma a garagem por causa do carro. Pinta a casa para combinar com a reforma. Troca os móveis para se adequar ao novo visual. Reforma a área que ficou antiquada. Compra equipamentos novos para a lavanderia. Muda os equipamentos da cozinha porque destoam da lavanderia. Troca os móveis da cozinha porque ficaram feios e por ai vai. O mesmo acontece com roupas, com Gadgets, com alimentação, com trabalho, formação acadêmica e tantas outras demandas. Desesperado, ele trabalha 18 horas por dia para suprir tudo isso, não conhece seus filhos tudo porque foi doutrinado a acreditar que ele precisa vencer. Será que precisa mesmo?

Outro dia assisti um vídeo do Eduardo Marinho onde descobri que só necessitamos de cinco coisas para viver neste  mundo e coincidentemente as cinco meçam com a letra "a".

AR, ÁGUA, ALIMENTO, AGASALHO e ABRIGO.

Quando Deus nos criou (eu creio nisso) e nos colocou para morar neste planeta ele providenciou estes cinco elementos de forma direta ou nos dando capacidades para obtê-los. O Ar está aí para respirar, a água vinha dos rios, o alimento era caçado ou cultivado por nós mesmos, o agasalho nos tecíamos a partir de fibras naturais ou da lã de animais e o abrigo podíamos optar por cavernas ou construir com troncos de árvore que Deus plantou no nosso jardim.

Infelizmente a ganância fez com que o homem desejasse muito além disso, o que ocasionou a implantação de um sistema maligno (1 Jo 5.19) que cria no ser humano um desejo por ter e conquistar (1 Jo 2.16), transformando pessoas em reféns de um plano perverso para dominar o homem. Esta fome de poder tomou aquilo que era de graça e de direito e das cinco necessidades a única que ainda não foi privatizada é o AR. Mas eles estão se esforçando para tornar nossa atmosfera irrespirável até o ponto em que teremos que compra oxigênio para sobreviver.

O que vivemos hoje não é vida. É apenas loucura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário