quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Sagrado e o Profano em Nosso Cotidiano

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31
Nos meus 18 anos de vida cristã (atingi a maioridade) tenho visto pessoas sacralizando ou satanizando coisas de uma maneira nada sábia. Mas quando leio o texto de paulo em 1 Co 10.31 eu entendo que o que realmente importa para Deus não é o que fazemos mas sim como fazemos, qual a razão de fazermos isto ou aquilo. Como cristão, não podemos ter dois modos de vida, ou estar no meio do caminho. Ou somos ou não somos. O viver cristão deve ser completo, integral e não pode colocar o sagrado e o profano num lugar comum.
Tiziano - Amor Sacro y Amor Profano (Galería Borghese, Roma, 1514)
O que eu quero dizer é que o cristão deve ter um viver sagrado em todo o tempo, em tudo o que faz. Se você vai ao culto da sua igreja ouvir uma pregação este momento deve ser sagrado e se você vai ao supermercado fazer suas compras este também deve ser um momento sagrado, um ato sagrado.

E como eu determino se uma ação é sagrada ou profana. O texto paulino é claro e direto ao dizer: "fazei tudo para a Glória de Deus". Quando colocamos o nosso foco em Deus, tudo o que fizermos deve ser pensando em glorificar a Deus ou pelo menos que Ele não seja envergonhado nas nossas atitudes.

Por exemplo: Eu toco numa banda punk cristã. Quando estamos ensaiando ou nos apresentando, é um momento sagrado. É obvio que estamos nos divertindo e fazendo o que gostamos, mas nos divertimos, rimos, executando o que gostamos para que Deus seja glorificado através de nossas ações. Este foco transforma o ato em algo sagrado.

Temos que entender que Deus ao nos criar, o fez para a Sua glória. E nos deu capacidades, inteligência, talentos e uma individualidade para que Ele seja glorificado em nós. Então, o que quer que façamos pode ser algo sagrado, quando Deus é glorificado, ou profano, se não tiver Deus como objetivo central.

É isso! Deixo uma dica: o livro O Sagrado e o Profano na Cultura Pop escrito por Abner Melanias do site Achando Graça. O livro pode ser baixado gratuitamente. Um abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário